A rotina de uma enfermaria de Cuidados Paliativos é tema do Programa Profissão Repórter, da Rede Globo
Os Cuidados Paliativos são uma especialidade já conhecida e reconhecida há muito tempo. E tem, recentemente, ganhado ainda mais destaque. Depois de uma reportagem especial feita pela jornalista Eliane Brum, da revista Época, o tema vira também pauta do Programa Profissão Repórter, exibido no dia 15/12 (terça-feira) na Rede Globo.
Os comentários no blog do programa (http://especiais.profissaoreporter.globo.com/programa/) não deixam mentir: além de muito informativa e esclarecedora, foi uma reportagem muito emocionante. Caco Barcellos e sua equipe acompanharam a rotina da Enfermaria de Cuidados Paliativos do Hospital do Servidor, coordenada pela médica paliativista Maria Goretti Macial, que hoje é uma referência internacional no assunto e também autora da Difusão Editora.
O livro "Tempo de Amor" trata com a mesma delicadeza desse importante trabalho. Os médicos e enfermeiros dessa especialidade trabalham para dar qualidade de vida a pacientes terminais sem o uso de aparelhos e tratamentos invasivos. Esses profissionais não cuidam apenas do paciente, mas acolhem também a família, reforçando a importância desse trabalho.
O Programa Profissão Repórter tratou disso e muito mais, por meio de histórias reais e de uma entrevista imperdível com Maria Goretti, que já cuidou de mais de 3.000 pacientes em seus 9 anos de profissão nessa área. Para quem não teve a oportunidade de assistir, pode acessar o link do blog do programa (divulgado no início desse post) e pode ainda acessar o chat que ocorreu logo após o programa, no qual nossa autora respondeu perguntas e curiosidades dos internautas sobre Cuidados Paliativos. Para ler o chat, acesse http://videochat.globo.com/GVC/arquivo/0,,GO15237-3362,00.html.
Para quem tiver interesse em saber mais sobre o assunto, indicamos a leitura do livro "Tempo de Amor: a essência da vida na proximidade da morte", de autoria da própria Maria Goretti Maciel. Para adquiri-lo ou conhecer mais a respeito, acesse:http://www.difusaoeditora.com.br/site/#/catalogo_desc/livro=7&categoria=16
Este texto foi retirado da página da Editora Difusora.
A escolha dele, se dá pelo imenso respeito que tenho pelo ser humano... Sempre acreditei que o carinho e aconchego são as melhores opções... o melhor remédio, para as dores incuráveis! Aprendi com minha mãezinha e infelizmente, não pude exercitar com ela o aprendizado... Já com minha sogra, foram 33 dias dentro de um hospital, com uma certeza crucial e dolorida... a morte chegaria a qualquer momento. Ficamos com ela todo o tempo... vimos o seu apagar a cada dia... foi exatamente como a doutora Maria Goretti falou em entrevista no programa... eles vão olhando cada vez mais para dentro deles mesmos até que fecham os olhos... É triste, mas, sei que para quem está indo, ter os seus junto, é menos assustador! Vale a reflexão...
Nenhum comentário:
Postar um comentário