Quem sou eu

sexta-feira, 26 de novembro de 2010

A difícil superação do medo...

HÁ UM MOMENTO NA VIDA EM QUE DIZER CHEGAAAAAAAAAAAAA!!!!!!!!!!! NÃO AGUENTO MAIS, VAMOS ACABAR COM ISSO, É MAIS QUE UM ESTOURO EMOCIONAL, É ANTES DE TUDO , UMA LUTA CRUEL, INTERIOR, PARA SE VENCER O PRÓPRIO MEDO!


Estamos vivendo período de uma verdadeira guerra e não é só uma guerra pela territorialidade, pela questão da legalidade, da justiça é a verdadeira guerra do BEM e do MAL... onde, nós como população, estamos tendo, a despeito do nosso próprio medo que escolher um lado... A população do Rio, está muito acuada,mas, vejo com certa alegria, que ela está começando a reagir e claramente escolhendo seu lado... E o BEM está vencendo! Infelizmente, como em uma guerra, sabemos que alguns inocentes pagarão por tantos anos de abandono e descaso...mas é uma guerra... e precisamos vencer esta guerra... em nome dos que virão a partir de nós e dos nossos... Que Deus tenha piedade de nós! Que Deus Ilumine estes policiais, militares que estão lá enfrentando tudo isto por nós... e mais que Deus guarde com carinho as famílias que sem opção encontram-se no meio de tudo isso!

sábado, 20 de novembro de 2010

Zumbi dos Palmares... muito mais que um feriado... um exemplo a ser seguido!



20 de Novembro não é apenas mais uma data... apenas mais um feriado... esse dia é um marco... um estímulo a mais para que nunca percamos a nossa capacidade de nos indignar com as injustiças sejam elas quais forem!


 Na sexta-feira precisei ir ao médico e quase tive um siricutico ao ouvir uma desinformada, preconceituosa e arrogante criatura branca de cabelos louros comprados em farmácia e alisados em salão, falar de maneira bem pejorativa do "descabimento" do feriado do Dia do Zumbi. Me deu uma dor lancinante... foi como se cada açoite, cada passar de fome e frio daqueles negros que viveram aquele período sombrio e vergonhoso, doesse em mim! talvez tamanho preconceito se deva a falta de esclarecimento. de curiosidade histórica... 


Apenas a título de curiosidade: 'Quilombo dos Palmares (localizado na atual região de União dos PalmaresAlagoas) era uma comunidade auto-sustentável, um reino (ou república na visão de alguns) formado por escravos negros que haviam escapado das fazendas, prisões e senzalas brasileiras. Ele ocupava uma área próxima ao tamanho de Portugal e situava-se onde era o interior da Bahia, hoje estado deAlagoas. Naquele momento sua população alcançava por volta de trinta mil pessoas.

Zumbi nasceu em Palmares, Alagoas, livre, no ano de 1655, mas foi capturado e entregue a um missionário português quando tinha aproximadamente seis anos. Batizado 'Francisco', Zumbi recebeu os sacramentos, aprendeu português e latim, e ajudava diariamente na celebração da missa. Apesar destas tentativas de aculturá-lo, Zumbi escapou em 1670 e, com quinze anos, retornou ao seu local de origem. Zumbi se tornou conhecido pela sua destreza e astúcia na luta e já era um estrategista militar respeitável quando chegou aos vinte e poucos anos.
Por volta de 1678, o governador da Capitania de Pernambuco cansado do longo conflito com o Quilombo de Palmares, se aproximou do líder de Palmares, Ganga Zumba, com uma oferta de paz. Foi oferecida a liberdade para todos os escravos fugidos se o quilombo se submetesse à autoridade da Coroa Portuguesa; a proposta foi aceita, mas Zumbi rejeitou a proposta do governador e desafiou a liderança de Ganga Zumba. Prometendo continuar a resistência contra a opressão portuguesa, Zumbi tornou-se o novo líder do quilombo de Palmares.
Quinze anos após Zumbi ter assumido a liderança, o bandeirante paulista Domingos Jorge Velho foi chamado para organizar a invasão do quilombo. Em 6 de fevereiro de 1694 a capital de Palmares foi destruída e Zumbi ferido. Apesar de ter sobrevivido, foi traído por Antonio Soares, e surpreendido pelo capitão Furtado de Mendonça em seu reduto (talvez a Serra Dois Irmãos). Apunhalado, resiste, mas é morto com 20 guerreiros quase dois anos após a batalha, em 20 de novembro de 1695. Teve a cabeça cortada, salgada e levada ao governador Melo e Castro. Em Recife, a cabeça foi exposta em praça pública, visando desmentir a crença da população sobre a lenda da imortalidade de Zumbi.
Em 14 de março de 1696 o governador de Pernambuco Caetano de Melo e Castro escreveu ao Rei: "Determinei que pusessem sua cabeça em um poste no lugar mais público desta praça, para satisfazer os ofendidos e justamente queixosos e atemorizar os negros que supersticiosamente julgavam Zumbi um imortal, para que entendessem que esta empresa acabava de todo com os Palmares."

ZUMBI, foi, é e para sempre será um dos personagens da história que me estimulam a acreditar que vale a pena lutar pelo que acreditamos... Sua morte não foi em vão... ainda hoje, graças a sua incrível capacidade de indignação, podemos ver fatos acontecerem em favor das minorias desvalorizadas... E em sua homenagem, é que devemos nos unir aquele gente sofrida, remanescentes dos negros da Marambaia,a lutar pela sua terra, que este homem branco, tão vaidoso, rancoroso e usurpador lhe tomou sem qualquer pudor!Afinal, como diz magistralmente a Bárbara: Eles não são apenas o que restou de Zumbi... eles são a perpetuação de Zumbi na face da terra!

SER CHIQUE!!!! por Glória Kalil

Assunto: SER CHIQUE






GLÓRIA KALIL


Nunca o termo "chique" foi tão usado para qualificar pessoas como nos dias de hoje.
A verdade é que ninguém é chique por decreto. E algumas boas coisas da vida, infelizmente, não estão à venda. Elegância é uma delas.
Assim, para ser chique é preciso muito mais que um guarda-roupa ou closet recheado de grifes famosas e importadas. Muito mais que um belo carro Italiano.

O que faz uma pessoa chique, não é o que essa pessoa tem, mas a forma como ela se comporta perante a vida.

Chique mesmo é quem fala baixo. Quem não procura chamar atenção com suas risadas muito altas, nem por seus imensos decotes e nem precisa contar vantagens, mesmo quando estas são verdadeiras.
Chique é atrair, mesmo sem querer, todos os olhares, porque se tem brilho próprio.
Chique mesmo é ser discreto, não fazer perguntas ou insinuações inoportunas, nem procurar saber o que não é da sua conta.
Chique mesmo é parar na faixa e dar passagem ao pedestre e evitar se deixar levar pela mania nacional de jogar lixo na rua.
Chique mesmo é dar bom dia ao porteiro do seu prédio e às pessoas que estão no elevador. É lembrar do aniversário dos amigos.
Chique mesmo é não se exceder jamais! Nem na bebida, nem na comida, nem na maneira de se vestir.
Chique mesmo é olhar nos olhos do seu interlocutor. É "desligar o radar" quando estiverem sentados à mesa do restaurante, e prestar verdadeira atenção a sua companhia.
Chique mesmo é honrar a sua palavra, ser grato a quem o ajuda, correto com quem você se relaciona e honesto nos seus negócios.
Chique mesmo é não fazer a menor questão de aparecer, ainda que você seja o homenageado da noite!

Mas para ser chique, chique mesmo, você tem, antes de tudo, de se lembrar sempre de o quão breve é a vida e de que, ao final e ao cabo, vamos todos retornar ao mesmo lugar, na mesma forma de energia.
Portanto, não gaste sua energia com o que não tem valor, não desperdice as pessoas interessantes com quem se encontrar e não aceite, em hipótese alguma, fazer qualquer coisa que não te faça bem.

Porque, no final das contas, chique mesmo é ser feliz!

terça-feira, 16 de novembro de 2010

Porque será que as pessoas são assim?

Hoje acordei pensando muito em qual o motivo de muitas pessoas serem tão más. Fico passada em ver como tem gente se fazendo de cristão e rezando oração de São Francisco ao contrário... Todas as religiões são importantes quando entendem seu real papel de consoladores... de amansadores das angustias humanas... O Kardecista, na minha opinião, não pode,de maneira alguma, ser usuário da expressão " faças o que digo mas não faças o que faço" ... Nós sabemos que a Lei de Deus deve ser seguida, pois, nós acreditamos na lei do Retorno... e mesmo assim, venho observando uns espiritualistas que andam por aí, frequentando casa espírita e tratando o outro como caca de cavalo... Me sinto envergonhada pela atitude dessas pessoas... E ainda tem aquelas que acham que suas convicções e crenças são mais importantes e dignas que as dos outros...QUANTA PRESUNÇÃO!!!!!!!!!!!!! Tenho orado todos os dias pelo Ser Humano... Tenho ordado todos os dias por estes falsos seguidores de Alan Kardeck e a todos ofereço uma prece:

Prece de Cáritas

Deus, nosso Pai, que sois todo Poder e Bondade,
dai força àquele que passa pela provação,
dai luz àquele que procura a verdade,
pondes no coração do homem a compaixão e a caridade.
Deus! Dai ao viajor a estrela guia,
ao aflito a consolação, ao doente o repouso.

Pai! Dai ao culpado o arrependimento,
ao Espírito a verdade,
à criança o guia, ao órfão o pai.
Senhor! Que Vossa bondade
se estenda sobre tudo que criastes.

Piedade, Senhor,
para aqueles que Vos não conhecem,
esperança para aqueles que sofrem.
Que a Vossa bondade permita
aos Espíritos consoladores,
derramarem por toda parte a paz,
a esperança e a fé.

Deus! Um raio, uma faísca do Vosso amor,
pode abrasar a Terra;
deixai-nos beber
na fonte dessa bondade fecunda e infinita,
e todas as lágrimas secarão,
todas as dores acalmarão.

Um só coração,
um só pensamento subirá até Vós,
como um grito de reconhecimento e de amor.
Como Moisés sobre a montanha,
nós Vos esperamos com os braços abertos,
oh! Bondade, oh! Beleza, oh! Perfeição,
e queremos de alguma sorte
merecer a Vossa misericórdia.

Deus! Dai-nos a força de ajudar o progresso,
a fim de subirmos até Vós,
dai-nos a caridade pura,
dai-nos a fé e a razão;
dai-nos a simplicidade
que fará de nossas almas o espelho
onde se refletirá a Vossa Santíssima Imagem.
Assim é e assim será!...

Nota : Esta prece se encontra na obra "Rayonnements la Vie Spirituelle",de W. Krell ,
livro que fez grande sucesso em seu lançamento e é ainda editado na Bélgica.
Esta prece do Espírito Cárita foi psicografada na noite de 25 de dezembro de 1873,
portanto, há mais de 100 anos .(do livro Preces Espíritas..Cairbar Schutel)

domingo, 14 de novembro de 2010

Fênix - Jorge Vercilo - Uma homenagem a mim mesmo... uma saudade...




Fênix
Jorge Vercilo
Composição: Flávio Venturini / Jorge Vercilo
Eu!
Prisioneiro meu
Descobri no brêu
Uma constelação...
Céus!
Conheci os céus
Pelos olhos seus
Véu de contemplação...
Deus!
Condenado eu fui
A forjar o amor
No aço do rancor
E a transpor as leis
Mesquinhas dos mortais...
Vou!
Entre a redenção
E o esplendor
De por você viver...
Sim!
Quis sair de mim
Esquecer quem sou
E respirar por ti
E assim transpor as leis
Mesquinhas dos mortais...
Agoniza virgem Fênix
O amor!
Entre cinzas arco-íris
Esplendor!
Por viver às juras
De satisfazer o ego mortal...
Coisa pequenina
Centelha divina
Renasceu das cinzas
Onde foi ruína
Pássaro ferido
Hoje é paraíso...
Luz da minha vida
Pedra de alquimia
Tudo o que eu queria
Renascer das cinzas...
E eu!
Quando o frio vem
Nos aquecer o coração
Quando a noite faz nascer
A luz da escuridão
E a dor revela a mais
Esplêndida emoção...
O amor!
Quando o frio vem
Nos aquecer o coração
Quando a noite faz nascer
A luz da escuridão
E a dor revela a mais
Esplêndida emoção...
Quando o frio vem
Nos aquecer o coração
Quando a noite faz nascer
A luz da escuridão
E a dor revela a mais
Esplêndida emoção
O amor....

sábado, 13 de novembro de 2010

Uma saudade que vai ficar para sempre... meu amigo querido Werneck



Acordei hoje e disse para mim mesmo: este dia jamais será esquecido por mim! Que loucura, falei isto do nada e jamais poderia pensar que isto seria uma verdade... O Werneck foi embora para outro campo espiritual... não importa o que os que não o conheciam de verdade dissessem dele... meu amigo morreu... e eu sei que ele foi meu amigo de verdade!!!!! Meus filhos sempre disseram que o Werneck era a imagem do avô!!!! Para mim ele era a imagem da alegria!!!! A partir de hoje, o céu não será mais o mesmo... o Werneck vai dar uma animada naquilo lá!!!! Eu vou sentir muita saudade,mas, como já postei aqui a frase de uma criança vítima da mesma doença que o levou: " saudadee é o amor que fica" e o meu amor por você, meu querido amigo, ficará para sempre!

quinta-feira, 11 de novembro de 2010

UMA DICA - Face a Face - SIMONE - Concha Acústica - 2000


Face a Face
Simone
Composição: Sueli Costa e Cacaso
São as trapaças da sorte, são as graças da paixão
Pra se combinar comigo tem que ter opinião
São as desgraças da sorte, são as traças da paixão
Quem quiser casar comigo tem que ter bom coração
Morena quando repenso o nosso sonho fagueiro
O céu estava tão denso, o inverno tão passageiro
Uma certeza me nasce, e abole todo o meu zelo
Quando me vi face a face fitava o meu pesadelo
Estava cego o apelo, estava solto o impasse
Sofrendo nosso desvelo, perdendo no desenlace
No rolo feito um novelo, até o fim do degelo
Até que a morte me abrace
São as desgraças da sorte, são as traças da paixão
Quem quiser casar comigo tem que ter bom coração
São as trapaças da sorte, são as graças da paixão
Pra se combinar comigo tem que ter opinião
Morena quando relembro aquele céu escarlate
Mal começava dezembro, já ia longe o combate
Uma lambada me bole, uma certeza me abate
A dor querendo que eu morra, o amor querendo que eu mate
Estava solta a cachorra que mete o dente e não late
No meio daquela zorra, perdendo no desempate
Girando feito piorra, até que a mágoa escorra
Até que a raiva desate
São as trapaças da sorte, são as graças da paixão
Pra se combinar comigo tem que ter opinião
São as desgraças da sorte, são as traças da paixão
Quem quiser casar comigo tem que ter bom coração


TÃO LINDO E FORTE QUE DISPENSA COMENTÁRIOS!

segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Formando a corrente e rezando para dar certo!!!!!!!!!!!!


Por uma Mangaratiba de melhor qualidade tanto para os munícipes quanto para os visitantes... isso só depende de nós!

Tá na hora de se olhar com mais responsabilidade pelo que vem acontecendo aqui... Fiquei horrorizada com um letreiro que vi na praia... parece que o povo que tem que fiscalizar, regular tanto o comércio quanto o movimento dos finais de semana, está fazendo tal qual cavalo em SETE DE SETEMBRO!!!!!! Olhem que qualquer dia, seus filhos podem se tornar vítimas de seus próprios descasos... E issonão é uma ameça, é uma constatação... se nossos exemplos como pais não forem bem fortes e corretos, nossos filhos ficam achando que vale tudo e aí, fica fácil para os facilitadores de plantão!