Quem sou eu

quarta-feira, 8 de setembro de 2010

Desfile de 7 de setembro em Mangaratiba




Estive em dois dos vários desfiles realizados pela SME de Mangaratiba. Amei ter tido a oportunidade de acompanhar a crianças e seus professores... Em Mangaratiba, procurei apurar meu olhar para as mensagens transcritas nas faixas... E foram muitas as vezes em que cheguei a me emocionar com o nível de consciência delas! Vejam esta: O Brasil dos nossos sonhos, uma construção coletiva!
Percebam o nível de consciência do papel de cada cidadão, profissional, pai, comunicador, jovens e crianças entre tantos retratado nesta frase... Somos responsáveis por tudo aquilo que nos acontece e, não só pessoalmente, individualmente mas, também como comunidade... Se cada um de nós, dentro do que é preparado técnicamente para fazer ou mesmo pais e filhos, fizermos a nossa parte do caminho traçado por uma política pública responsável e verdadeira, seremos os responsáveis pela construção de uma nova era! Nossas crianças Mangaratibenses, nestes desfiles, mostraram ou melhor, nos deram um banho de civilidade e dignidade... Elas sim, foram os verdadeiros protagonistas daquele imenso palco onde o enredo, além do interpretar do hino nacional, foi a história de suas próprias vidas, enquanto munícipes e educandos de um município pequeno com sérios problemas administrativos e incerto quanto a permanência ou não do governante estabelecido. Seguem alguns fleches do desfile:











      E a Paz Prefeito, pode ser conseguida através do respeito mútuo... da consciência de governantes e governados... Nada disso precisaria estar acontecendo... Ninguém está feliz com os fatos! Ninguém... O senhor está sofrendo... sua família também, mas, sabe... todo o povo também está sofrendo e triste ... Toda esta incerteza é angustiante... A sua vergonha é nossa... claro que não na mesma proporção e motivação, mas, acredite, também estamos envergonhados!!!!! mas, assim como na frase da foto que inicia esta postagem,   estamos certos de que uma Mangaratiba dos nossos sonhos, é e será, fruto de uma construção COLETIVA!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!                                    
                                                                

4 comentários:

  1. Márcia,

    Não concordo com seu "olhar" neste assunto.
    Entendo, mas tenho outra percepção desta "semana da pátria".
    O que vimos foi uma demonstração de força do ex-prefeito. Foi um "Adeus e até breve!" que mais uma vez demonstra como NÃO ESTÁ SOFRENDO COISA NENHUMA.
    Quem sofre, não afronta uma população que, esta sim, está insegura sem saber como serão seus próximos dias.
    Quem sofre alguma injustiça, tem duas formas de comportamento, ou se intimida e esmorece, ou aqueles que são valentes, enfrentam com VERDADES e deixam a demagogia de lado, pois sabem que a JUSTIÇA acaba prevalecendo.

    Enfim, o que vi, foi um momento de imposição e manipulação ao povo que ali estava presente.
    Levar centenas de pessoas com camisas da Ação Social para dizer que muito faz pelos mais carentes, somente esquecendo de citar que ele dá migalhas do que sobra de seus "arranjos". E lá de cima, não percebeu as reclamações de quem foi "convidado" a participar.
    Lá de cima, cercado de Aspônios, não viu o pessoal da FMP desolado e chateado por ter que desfilar como crianças para um desmascarado prefeito.
    E os contratados? Enfileirados como gado para que o ex-prefeito pudesse se vangloriar de DAR emprego para jovens e idosos. Ora, emprego não se dá, emprego ou se tem a necessidade, ou foi arranjo político com nossas verbas.

    E as confraternizações após o desfile? Parecia mais final de ano e não uma comemoração cívica.

    Tudo isto, claramente é um Adeus que se traduz em "se vocês elegerem aquele que eu apoiar,tudo isto continuará."

    Enviar projeto de aumento para os professores justo nesta época, é no mínimo suspeito e contraditório, pois precisou estar certo de sua saída para que PUDESSE enfim, pensar nesta classe.

    Mais um motivo que tenho para ter a certeza de que o EX-PREFEITO vai receber o ADEUS que tanto esperamos, porém percebo a INTENÇÃO nefasta deste expurgado em eleger seu sucessor e continuar a se revigorar no leite quente que jorra da prefeitura.

    ResponderExcluir
  2. Sabe, Leila, sei que muitas pessoas não conseguem me separar do prefeito Aarão e isso é completamente compreensível... Não condeno ninguém por isso! O meu "olhar", que muitas vezes pode parecer um olhar tendencioso e protetor, não o é!!!! Procuro, na realidade, ver as coisas de uma maneira bem imparcial,sem envolver a mágoa que ainda sinto por tudo o que acabei sofrendo no governo Aarão por conta da minha dedicação e senso de responsabilidade. O que vc chamou de "força" eu encaro como grito de misericórdia... como um desabafo, uma tentativa de justificar alguma coisa em que nem ele mesmo acredita mais... Quando disse que a vergonha dele era a nossa vergonha, não estava falando em solidariedade e sim ao fato de que nós munícipes, a partir de agora carregaremos o estígama de moradores da cidade em que aquele prefeito foi cassado... E eu, leila, me sinto muito responsável por tudo isto... pois, eu acreditei na honestidade, na lealdade, no compromisso... e quando eu tive a oportunidade de mostrar para o povo que eu não comungava com uma série de atos e fatos, eu não me furtei do direito de mostrar o meu serviço... a minha consciência! O meu "olhar" foi de admiração: pelas crianças, pelos pais e pela maior parte dos educadores... e deixei bem claro isso no meu post, no entanto, também apurei o meu "olhar" para a atitude de um discurso desnecessário, de auto piedade, e de certa forma até de arrogância também. Na ansiedade desesperada de buscar defesa do indefensável, ele acabou por deixar para trás toda a dedicação das crianças, adolescentes e jovens... e ficou tão obstinado pelo próprio umbigo que nem percebeu os arroubos de uma certa pessoa que insiste em humilhar os funcionários de um certo segmento da prefeitura.Ando cansada dessas brigas todas... ando cansada de dia após dia ter que provar para as pessoas que eu não estou como Aarão... quando na realidade, eu não tenho que provar nada para ninguém! Eu tenho e vou continuar a mostrar o meu trabalho, a minha determinação, a minha consciência política e comunitária e isso eu não vou fazer por causa de ninguém... o farei em nome da minha dignidade!

    ResponderExcluir
  3. Quem é melhor para Mangaratiba: DILMA ou SERRA?
    ________________________________________________

    A Realidade:
    DILMA ? O Governador Sérgio Cabral adora Mangaratiba, tem casa aqui há 20 anos, sempre foi parceiro dos Prefeitos locais, é amigo pessoal e fiel escudeiro do LULA, com a vitória da DILMA evidente que Mangaratiba seria diretamente beneficiada, o Governador Sérgio Cabral teria acesso direto a Presidente Dilma e dentre outras coisas, receberíamos mais e melhores recursos do Gov. Federal p/ Saúde, Educação, etc, e a vida ia melhorar, mas tudo isso, se a Dilma ganhar.

    ..........................................

    SERRA ? Agora veja o oposto - SERRA – Primeiro que Serra mesmo Presidente e o Gov. do Rio Sérgio Cabral continuariam sendo velhos oponentes políticos e o pior é que pessoalmente sempre se ‘bicaram’ .... coitado do Rio de Janeiro, em especial Mangaratiba, onde o Gov. Sérgio Cabral tem sua casa, “seríamos simplesmente esquecidos, deletados do mapa pelo presidenciável Serra”.

    ResponderExcluir
  4. Senhores Moradores de Mangaratiba.

    EM DEFESA DO RIO A PARCERIA TEM QUE CONTINUAR!

    O GOVERNO LULA MUDOU O BRASIL E O RIO DE JANEIRO.

    DILMA VAI CONTINUAR AS MUDANÇAS, POR ISSO, NO DIA 31, VOTE CERTO.

    VOTE Dilma 13

    UPP
    A parceria entre o governo federal e estadual, com Dilma e Cabral, irá intensificar ainda mais a ampliação das Unidades de Polícia Pacificadora (UPPs) nas comunidades do estado do Rio.

    Minha casa, Minha vida
    O Programa Minha Casa, Minha Vida, coordenado por Dilma, até o final de 2012, alcançará a meta de se construir 200 mil unidades habitacionais em todo território do estado do Rio.

    Melhoria nos transporte
    A parceria entre governo federal e estadual assegura a compra de novas unidades de metrôs, trens e barcas, e garante investimentos em obras de infraestrutura para a realização da Copa de 2014 e as Olimpíadas de 2016.

    PAC
    O Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), criado pelo Governo Lula tem mais de 46% das ações concluídas e gera obra e emprego para todo o estado. É a garantia de que o mercado de trabalho vai continuar crescendo e aquecendo a economia do estado do Rio.

    Indústria Naval
    Hoje já existem 50 mil metalúrgicos empregados e serão lançados 49 navios petroleiros e gaseiros até 2014. No Rio, já foram encomendados 16 navios, num total de R$ 2,2 bilhões de investimentos.

    Meio Ambiente
    No Governo Lula houve a redução recorde no desmatamento e a implantação da matriz energética mais limpa do mundo. Isso explica porquê o Brasil ocupa a liderança entre os países que mais combatem as mudanças climáticas. Dilma continuará protegendo o meio ambiente.

    Pré-Sal
    Dilma defende que parte das riquezas geradas pelo pré-sal seja investida em ações de combate à pobreza e melhorias na saúde, educação, cultura, meio ambiente e ciência e tecnologia. A parceria do governo federal e estadual irá garantir a aplicação desses recursos em benefícios para a população do estado do Rio.

    Pólo Petroqímico
    O Complexo Petroqímico do Rio de Janeiro é um dos maiores investimentos na história do Brasil com R$ 16 bilhões de recursos previstos. A parceria Dima e governo do estado criará mais de 200 mil empregos.

    ESSA PARCERIA TEM QUE CONTINUAR, O GOVERNO LULA MUDOU O BRASIL E O RIO DE JANEIRO.

    DILMA VAI CONTINUAR AS MUDANÇAS, POR ISSO, NO DIA 31, VOTE CERTO.

    VOTE Dilma 13

    ResponderExcluir