Quem sou eu

domingo, 5 de setembro de 2010

Exemplo de Superação coletiva- Carta enviada por e-mail

Segue o e-mail enviado a mim por Lila Cezarino - membro do Conselho de Pais do Colégio Nossa senhora das Graças.


Acompanho seu blog e sempre gosto dos exemplos de superação que você nos dá a oportunidade de refletir.
Quase sempre tenho observado que você nos fornece exemplos de superação individual e hoje, quero partilhar um exemplo de superação coletiva.
Tenho participado ativamente do conselho escolar do colégio Nossa Senhora das Graças e faço sempre fortes críticas a algumas situações que por lá ocorrem.
Porém, também tenho o discernimento para perceber o esforço de algumas pessoas para que a escola venha a superar tantos problemas que afetam diretamente o desempenho de seus alunos.
Uma unidade escolar que vem enfrentando diversos “incidentes” desde o começo do ano, com obras que atrasaram o início do ano letivo, enfrentando o resserviço desta mesma obra por mais duas vezes, tendo em seu quadro docente, professores que já estão desgastados em sua esperança e até mesmo questionando suas vocações. Pessoal de apoio a beira de um ataque de nervos, pois estes, além de também serem mal remunerados, não são vistos como pessoal que deve ser valorizado, como parte de todo este processo essencial que é a educação de nossos jovens e adultos.
Aulas foram suspensas, aulas foram reduzidas, tiveram que utilizar as instalações de outras UEs que estavam em recesso para que o mínimo de estabilidade e conteúdo fosse passado a seus alunos.
Enfim, além destes problemas, vejo com muita tristeza como são tratados casos como este por gestores que não se envolvem e nem apóiam seus maiores representantes junto à sociedade, que são seus diretores e seus coordenadores.
Aí, chega a semana da pátria, único evento em que nossas crianças participam de forma cidadã em nosso município, que carentes de outras atividades culturais, encontram nesta semana a forma de apresentar seu pequeno fio de ligação com a sociedade, apresentando suas bandas, seus sorrisos e seu orgulho para seus responsáveis e para a população.
O colégio Nossa Senhora das Graças, “apesar dos vocês”, tenta mostrar que amanhã será outro dia e que pelo esforço conjunto de uma equipe que tirou leite de pedras, que brigou entre si, que varou dias após o expediente, que se emocionou nos ensaios, levou seu bloco para as ruas, com o único e claro objetivo de mostrar a seus alunos que juntos podem e devem superar as dificuldades que se apresentam nas adversidades.

Silenciosamente, sem discursos e sem questionamentos, conseguiram passar um pouco de dignidade a seus alunos.

Te digo isto, pois li uma agenda de uma menina de oito anos o que transcrevo agora:

“Hoje, dia 3 de Setembro, desfilei como baliza e no dia 7 vou desfilar em Mangaratiba, acho que meu colégio não vai ganhar, mas eu fiquei muito feliz.”
“Se meu colégio não ganhar não faz mal, ano que vem nós vamos conseguir. Eu amo meu colégio.”

Precisa mais? Parabéns a direção, mesmo que por muitas vezes não concorde com sua passividade. Parabéns a equipe, mesmo que repare que falta mais união. Parabéns ao pessoal de apoio, mesmo que por vezes perceba que vocês não se sentem inseridos no processo.
E o mais lindo momento de superação que foi proporcionado a estas crianças este ano, foi que a homenagem a pátria, não é para prefeitos, secretários ou qualquer um que esteja momentaneamente ocupando estes cargos.  A pátria amada Brasil, são eles, as crianças que representam este município tão sofrido, iludido, inseguro e desgastado em sua cidadania.

Eu entendo o que a Lila está dizendo... estive lá acompanhando o desfile e vi o orgulho e satisfação com que as crianças e adolescentes desfilam... e foi emocionante ver as fanfarrras, bandas, balizas, e enredo sendo mostrado pelas escolas... Acompanhei durante um bom tempo, os ensaios, via a menina prodígio Duda... sou testemunha da dedicação das crianças e sei das dificuldades desse período... dificuldades de toda sorte. E realmente reconheço a Superação estabelecidade diante de tudo. E sei, Lila, que essa Superação, transcende a semana da pátria... ela se dá diante de tantos problemas que ocorrem dioturnamente, independente do pretenso esforço da SME, para desenvolver algum trabalho... Sabe, Lila, se a Pátria é a mãe gentil que aí se apresenta, e digo o governo estabelecido e não as crianças, me desculpe, mas então, eu prefeiro a MADASTRA!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Um comentário:

  1. Márcia,
    Este ano para estas crianças só não foi totalmente perdido, mesmo que queiram nos convencer que o "conteúdo" foi "passado" é muito difícil crer e fácil de se verificar, por conta do fio de dignidade que conseguiram participando do desfile cívico que só encontramos nos municípios do interior.
    É o único momento cidadão destas crianças, é o único evento em que mostram a população seus talentos, é o único momento de integração social com outras escolas, é o único momento que se sentem inseridos à comunidade e é o único momento em que "parecem" valorizados.

    Mesmo que este show não seja para eles, silenciosamente alguns educadores conseguem transmitir este conceito cultural e social a estes pequenos cidadãos.

    Orgulho, dignidade e esperança de dias melhores foram suavemente transmitidos.

    Superaram aos trancos e barrancos, aquilo que vejo como descaso por parte de gestores que não possuem uma visão macro, para perceber seus micros universos isoladamente.

    ResponderExcluir