Quem sou eu

segunda-feira, 2 de novembro de 2009


1ª CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE CULTURA DE MANGARATIBA

Proporcionar a discussão sobre as políticas públicas e a gestão da cultura no Município de Mangaratiba foi um dos objetivos da I Conferência Municipal de Cultura ocorrida durante os dias 16 e 17 de outubro, no Club King Night em Itacuruçá com participação de 320 pessoas durante o evento. O tema da conferência foi Cultura, Diversidade, Cidadania e Desenvolvimento. A abertura do evento no dia 16, sexta, contou com a Presidente da Fundação Mário Peixoto, Marcia Olivieri; a Diretora de Cultura, Valéria Cabral; a Historiadora da Fundação Mário Peixoto, Miriam Bondim;o Facilitador das conferências, Bruno Tarin e diversos representantes de entidades culturais da cidade. Vereadores e Secretários municipais de Mangaratiba e o vice-prefeito de São João de Meriti, Carlos Correia também prestigiaram o primeiro dia de Conferência. O público presente pode assistir a palestras sobre caminhos para a cultura com o tema: “Pequena Amostra de Mangaratiba Cultural”, ministrada pela Conferencista Miriam Bondim apresentando imagens de patrimônios naturais e materiais do município, além de prestigiar a contagiante apresentação do grupo musical “Foliões da Serra” encerrando a noite do primeiro dia de Conferência.

No segundo dia do evento o público presente teve a oportunidade de prestigiar a apresentação dos “Filhos da Marambaia”, grupo de Jongo composto por remanescentes de quilombolas, de suma importância cultural para o município, pois trata e de um patrimônio imaterial assim como os “Foliões da Serra”. Valéria Cabral, Diretora de Cultura fez a leitura do Regimento Interno da Conferência com os cinco eixos temáticos a serem discutidos, foram eles: Produção Simbólica e Diversidade Cultural; Cultura, Cidade e Cidadania; Cultura e Desenvolvimento Sustentável; Cultura e Economia Criativa; Gestão e Institucionalidade Cultural.

Uma palestra com assuntos relacionados a desenvolvimento local, desenvolvimento sustentável, diversidade cultural, patrimônios culturais, indústria do turismo, dentre outros, foram apresentados pelo representante do IPHAN, Marcos Fiorito. O também palestrante Manoel Vieira, Chefe de Divisão do IPHAN e Coordenador do Plano de Ação das Cidades Históricas, explicou a importância dos patrimônios históricos e o que eles representam não só para a história do município, mas também do país.

A população teve o seu momento de “Direto de Voz” levantando questionamentos sobre cultura, sendo então respondidos pelos representantes culturais presentes. Tatiana Richard apresentou o portal cultura.rj que pretende tornar-se referência como média de cultura no Estado . Apresentou também a agenda para Construção de Políticas Públicas do Estado do Rio de Janeiro demonstrando o planejamento para a elaboração do Plano Estadual de Cultura. Marcia Olivieri, atual presidente da Fundação Mário Peixoto anunciou o lançamento do site:www.fundacaomariopeixoto.com , que contém conteúdos históricos e acontecimentos culturais relacionados ao município de Mangaratiba.

O grupo “Rato di Versos” emocionou os presentes com muita cultura através de poesias que falavam de diversos assuntos interagindo com a platéia.

Ao final da Conferência foram selecionados delegados com suas propostas e sugestões. A eleição para os delegados acontecerá no dia 27 de outubro no Centro Cultural Cary Cavalcanti, ás 17 horas e na ocasião também será eleito o Conselho de Cultura, de Mangaratiba.

Nenhum comentário:

Postar um comentário