Quem sou eu

terça-feira, 10 de novembro de 2009


Livros que valem ser lidos!!!! Mulheres prestem atenção! Recomendo a leitura: Resistência - A história de uma mulher que desafiou Hitler - Agnès Humbert      No verão de 1941,quando a ocupação nazista na França se tornou irremediável,a vida da historiadora de artes, Agnès Humbert, tomou um rumo surpreendente.Inconformada com a dominação nazista, movida por uma coragem ímpar e com o apoio dos seus colegas do Museu do Homem em Paris,Agnès fundou um dos primeiros grupos da Resistência Francesa...A rede de rebeldes de Museu do Homem, improvável porém eficiente, conquistaria um lugar de trágico na história da Segunda Guerra Mundial. Em 1941, muitos dos seus membros, incluindo o carismático líder Boris Vildé e a própria Agnès, foram traídos por um espião e entregues a Guestapo...Até a sua captura,nos primeiros meses de 1941, Agnès registrou os fatos dia após dia, e suas anotações nos permitem acompanhar cada passo dos primódios da resistência. Prefácio assinado por Marina Colassanti... " As mulheres sempre perdem a guerra. Não a querem, mas, a perdem. O livro de Agnès Humbert, entretanto, consegue não ser um livro de perdas. Eu até diria que é um livro de conquistas. Quando se é obrigada a passar até seis semanas sem trocar a roupa íntima, proibida de lavá-la e praticamente sem lavar-se, quando os piolhos infestam a cabeça e a fome devora o estomago, manter a dignidade é uma conquista diária. Quando o trabalho forçado é massacrante, quando não há agasalho contra o frio nem colchão para deitar, quando não há espaço, quando não há proteção, não há trégua, manter vivos fraternidade e altruímo é uma conquista.    Silenciosa força interior, isso é o que tem as mulheres...Uma força discreta que, sem alarde, alimenta seus gestos de coragem, e, tantas vezes, permitem que matenham a cabeça erguida nas circunstâncias mais duras... ----------------------------------------------------------------------------------------------- Farei da experiência da Agnès, a minha experiência... da sua força a minha força... e a partir de agora exercitarei meu direito de criar meu próprio movimento de Resistência!!!!!

Um comentário:

  1. Faça-o!
    A resistência não precisa ser afrontosa, por sua própria natureza ela é claramente percebida. Penso que por diversas vezes na vida resistimos e não percebemos. Agora, o detalhe mais importante que você cita é a união de forças. Até o movimento solitário de resistir, unifica, promove reações e ações que influenciam toda uma sociedade.
    O movimento interior de resistência transborda de nossa vida para o de outro. Para os lados, para cima e para baixo sem limites e retorna com mais força para dentro de nós. E em moto-contínuo, devolve tudo que recebeu a mais e mais pessoas.
    Este é o único meio de retribuir ao universo, a força que recebemos gratuitamente e que a nós, coube somente abraçar e partilhar com filigranas de atitudes e gestos concretos de percepção as necessidades a nossa volta.
    Independe de sermos mulheres, só depende de jogarmos fora toda uma carga da sociedade que pensa antes de tudo em TER e desvaloriza o SER....Humano.

    ResponderExcluir