Quem sou eu

domingo, 29 de novembro de 2009

Continuando a falar sobre poluição no mar...

Como se introduz o lixo no ambiente marinho
As águas marinhas existentes no globo vêm sofrendo muito com a poluição produzida pelo homem, que atinge inclusive o Ártico e a Antártida, onde já se apresentam sinais de degradação. A população que mora no litoral ou nele passeia nos finais de semana e feriados é uma das grandes responsáveis pelo lixo que acaba se depositando no fundo do mar.

Cinco das nove regiões metropolitanas brasileiras se encontram à beira-mar e metade da população brasileira reside a menos de 200 km do mar. Esse contingente gera cerca de 56 mil toneladas por dia de lixo, e o destino, de 90% desse total são lixões a céu aberto, que contribuem para a poluição de rios, lagoas e do próprio mar. Nas próximas décadas, estima-se que 60% da população mundial estará vivendo em áreas costeiras, o que significa um número ainda maior de hotéis, casas e lixo nas praias e no mar.

A ocupação desordenada do litoral também é responsável pela poluição ambiental, caracterizada pela destruição das restingas e manguezais na costa e pela poluição crescente das praias. As regiões estuarinas, os manguezais, os corais e as baías são os locais de procriação da grande maioria da fauna marinha. São nestes locais que principalmente camarões e centenas de espécies de peixes se reproduzem. São nesses ambientes marinhos que estão os maiores efeitos da poluição

A poluição dos mares e das zonas costeiras originada por acidentes com o transporte marítimo de mercadorias, em particular o petróleo bruto, contribui, anualmente, em 10% para a poluição global dos oceanos. Todos os anos, 600.000 toneladas de petróleo bruto são derramadas em acidentes ou descargas ilegais, com graves conseqüências econômicas e ambientais.

Nos acidentes com petroleiros, enormes quantidades de óleo são lançadas ao mar, flutuando e alastrando-se progressivamente, formando extensas manchas, chamadas marés negras. Com efeitos altamente destruidores, provocam mortandade na fauna (aves marinhas, peixes, moluscos, crustáceos etc.), afetando também a difusão do oxigênio do ar para o mar e vice-versa.

Quando as marés negras atingem as zonas costeiras, os seus efeitos tornam-se ainda maiores, provocando prejuízos à atividade pesqueira e impacto negativo na atividade turística, já que os resíduos petrolíferos, de remoção difícil, impedem durante muito tempo a utilização das praias.
Milhares de pessoas visitam as praias e deixam para trás restos que se convertem em lixo marinho. Objetos como bitucas de cigarro, embalagens de alimentos, recipientes de bebida, panos etc. chegam até o mar recolhidos pelas ondas ou levados pelas chuvas. Mas os freqüentadores das praias não são os únicos responsáveis. O lixo marinho vem de muitas fontes diferentes.
Todo lixo eliminado de forma errada, bem como materiais transportados ou armazenados inadequadamente podem se converter em lixo marinho, mesmo que esteja longe do mar. Isso acontece pela ação de uma enxurrada (água da chuva que corre ao longo das ruas e terrenos) ou mesmo pela ação dos ventos. E como todo rio desagua no mar, o lixo vai direto para os oceanos.

Principais fontes de lixo marinho:
- Os freqüentadores das praias
- A eliminação inadequada do lixo no solo
- O transbordamento de águas pluviais
- Os barcos e navios de todo tipo
- As instalações industriais
- As plataformas de petróleo e gás na faixa litorânea
- As regiões portuárias e terminais de produtos químicos e combustíveis


Bem, se a proposta é falar sobre a poluição que atinge os mares, e, no nosso caso as águas que nos banham, não tem como não falar Da Valle, do Porto de Sepetiba, e agora da  Marinha do Brasil...
Não consigo entender a maneira despudorada com que um almirante diz: " Estamos aqui para falar de submarino nuclear e não de comunidades..." Incrível, será que ele não percebe, que falar de construção de submarino nuclear, de navegação de submarino etc..., é falar de comunidades? Há uma grande preocupação em revitalizar a zona portuária do Rio de Janeiro,mas, a preço? Nossa região encontra-se sobrecarregada com tantos navios, com  o fundeio dos cargueiros que, nossos pescadores artesanais já nem conseguem mais levar o sustento de suas famílias para casa... Que Mangaratiba queremos para os nossos filhos e netos??? E estou falando de Mangaratiba, pois, se começarmos daqui, nossa voz ecoará estado a fora e quem sabe país a fora... Embora as grandes empresas sediadas em nossas costas tenham um forte papel nessa degradação, não podemos nos eximir da nossa culpa... Estamos cada vez mais mal educados... não ensinamos nossas crianças a olhar com respeito e preocupação pelo meio ambiente. Convoco a todos que por aqui passarem, que postem idéias que possamos trabalhar com as crianças, jovens e adultos, numa campanha pró meio ambiente... Vamos resgatar nossas origens, nossos ideais, nossos mares, nossas matas e aí sim, resgatar nosso direito de prometer para os nossos, UM MUNDO MELHOR!






    

5 comentários:

  1. A melhor forma de começar a mudar a visão e resgatar um pouco do muito que já se perdeu, é partir da idéia de que o meio ambiente "começa no meio da gente”, em nosso lar. Nós adultos, somos espelhos dos nossos jovens e precisamos começar a mudar verdadeiramente nossas atitudes como, por exemplo, não jogar o óleo de cozinha pelo ralo, separar o lixo orgânico do material reciclável etc. Daí surge à velha pergunta:
    De que adianta fazer isso se não temos o que fazer com esse material além de jogar na lixeira da rua e tudo será jogado no lixão pra poluir o lençol freático e ficará milhares de anos para se decompor?
    Infelizmente em nosso município, não contamos com um serviço de coleta seletiva.
    Então, mesmo assim, não podemos deixar de fazer alguma coisa porque o outro não faz. O Zé verdinho postou um comentário no tópico anterior onde disse: “Precisamos mesmo fazer a nossa parte...se eu puder ajudar em ações em prol dessa causa, contem comigo.Vamos colocar nossos jovens para fazer coleta e reciclagem, vejo que é a melhor forma de começar a conscientizar os pequeninos”.
    Partindo dessas palavras, poderíamos fazer um mutirão e começar... Quem sabe lá na frente, não poderemos mudar “um pouquinho” o pensamento de um Almirante que diz:
    “Estamos aqui para falar de submarino nuclear e não de comunidades..." Ou até mesmo mudar muito as atitudes de Governantes que não se importam nem um pouco com a degradação ambiental de um Município tão rico de patrimônios Naturais.
    Não podemos esquecer-nos de falar que nossas escolas precisam desenvolver mais projetos com esse tema porque os professores têm um poder muito grande sobre seus alunos e esses alunos, quando são bem informados e motivados,tornan-se multiplicadores de opinião dentro de suas famílias, visinhos e até comunidades.
    Com os nossos adultos tomando iniciativas, os jovens abraçando a causa, as nossas crianças crescerão com uma visão bem diferente da que se tem hoje.

    ResponderExcluir
  2. É por aí, Markito! Estamos propondo uma ação bem bacana, para as praias... Seria o início... Espere só mais um pouquinho,pois, estou entrando em contato com alguns parceiros para a realização do evento!

    ResponderExcluir
  3. Foi pedido sugestões de ações então pensei;podemos limpar as praias,recolher todo o lixo e levar pra porta da prefeitura com os jovens fazendo um protesto pedindo a coleta seletiva.Além de fotografar tudo e colocar nos jornais.

    Zé Verdinho

    ResponderExcluir
  4. Zé Verdinho,
    Entendo seu entusiasmo, entendo que tudo isto deixa um jovem, imagino por sua vitalidade que seja um, radicalmente entusiasmado, e isto é positivo. Mas, não convém "assustar" os mais velhinhos....
    Podemos fazer quase tudo que você sugeriu e coletarmos assinaturas reivindicando a coleta seletiva.
    Fazermos barulho, promover a nossa indignação e despertar em jovens como você a sensibilidade as causas sociais, ambientais e culturais de nosso município, já será uma vitória em meio ao desencanto geral que tomou conta da população.
    Precisamos de jovens, adultos e mais idosos também, participando e unindo-se em torno de causas comuns como é o meio ambiente.
    Nunca devemos esquecer que somos parte ativa e passiva também do sistema ecológico.
    Vamos fotografar, colocar em jornais, tentar conscientizar a população de que aqui é nossa casa e que nossos turistas e visitantes devem respeitar a nossa hospitalidade.
    Quando recebemos alguém em nossa casa, não gostamos que a desarrumem e sujem. Mas, para que isto aconteça, antes temos que cuidar, limpar e mantê-la em condições.
    Um grande abraço e gostei de sua participação, isto me faz esperançosa de dias melhores!

    ResponderExcluir
  5. Sra Leila,

    Sou bem jovem sim,eu falei de jovens na porta da prefeitura porque se acontecesse alguma reação dos guardas, os idosos não conseguiriam se defender mas, acho que a senhora tem razão, não adianta gritar e fazer revolução,é bem melhor fazer as coisas com seriedade e respeitando para sermos respeitados.Pode ter certeza que os jovens estão muito preocupados com o futuro ambiental e político da nossa cidade, estado e país. Em 2010 será a primeira vez que estarei votando e espero que os jovens que estão na mesma situação que eu, saibam votar pensando em candidatos que queiram o bem de todos e não só daquele candidato que pagar pelo voto.Um abraço pra senhora também.

    Zé Verdinho

    ResponderExcluir