Quem sou eu

quarta-feira, 25 de novembro de 2009


Ecologia: limpeza na praia e no mar

Preservação do Ambiente

Quando chega o verão, nós, humanos, nos sentimos atraídos pelo mar. Multidões se reúnem nas praias buscando um contato com as ondas do mar que nos proporcionam prazer e descanso. Porém, o caminhar do ser humano deixa sua trilha fatal nas areias da praia.
Milhões de sacolas de nylon e plásticos de todo o tipo são largados na costa, e o vento e as marés se encarregam de arrastá-los para o mar. Uma bolsa de nylon pode navegar várias dezenas de anos sem se degradar. As tartarugas marinhas confundem-nas com as medusas e as comem, afogando-se na tentativa de engoli-las. Milhares de golfinhos também se confundem e morrem afogados. Eles não têm capacidade para reconhecer os lixos dos humanos. Simplesmente se confundem, até porque, "tudo o que flutua no mar se come". A tampa plástica de uma garrafa, de maior consistência do que a sacola plástica, pode permanecer inalterada, navegando nas águas do mar, por mais de um século.
O Dr. James Ludwigg, que estava estudando a vida do albatroz na ilha de Midway, no Pacífico, a muitas milhas dos centros povoados, fez uma descoberta espantosa. Quando começou a recolher o conteúdo do estômago de oito filhotes de albatrozes mortos, encontrou: 42 tampinhas plásticas de garrafa, 18 acendedores e restos flutuantes que, em sua maioria, eram pequenos pedaços de plástico. Esses filhotes haviam sido alimentados por seus pais, que não conseguiram fazer a distinção dos desperdícios no momento de escolher o alimento.
Na próxima vez em que Você for à sua praia preferida, talvez encontre na areia lixo que outra pessoa ali deixou. Não foi lixo deixado por Você, porém, é SUA PRAIA, é o SEU MAR, é o SEU MUNDO e Você deve fazer algo por eles.  ( texto retirado do site www.eurooscar.com)
..LONGE DA VISTA, LONGE DO CORAÇÃO
“As pessoas pensam que o mar é infinito, não compreendem que estamos extraindo dele muito mais do que ele pode nos dar”, diz o Almirante Gusmão Câmara, paleontólogo e ambientalista. Para ele, nós não entendemos os problemas ligados à preservação dos oceanos porque não os vemos, mas alguns deles são irreversíveis, como os efeitos do aquecimento global, a degradação das áreas costeiras pela ocupação humana e a introdução de espécies exóticas em habitats a que não pertenciam naturalmente.
Apesar das dificuldades e dos números alarmantes citados pelo Almirante, que indicam, por exemplo, que 30% dos corais do mundo – que abrigam um quarto das espécies marinhas – passam por problemas muito sérios e que 20% de todos os mangues foram destruídos para a criação de camarão, Gusmão Câmara acredita que muito pode ser feito na tentativa de desacelerar a degradação dos mares.




Pensando nestes artigos, cheguei a conclusão de que sou responsável por toda essa degradação... Não por jogar lixo nos mares ou praias, mas, por minhas atitudes pacíficas... mudas... quase coniventes!
E eu não deveria ser assim... sou mãe de biólogo... Fui durante 10 meses detentora da preservação do patrimônio material e imaterial do meu município e o que fiz? Calei-me... diante da voz opressora daqueles que pretensamente mandam mais do que eu... Calei-me, por comodismo... por medo... sei lá porque,mas, calei-me... talvez nem tão calada fiquei, mas, permiti que minha voz fosse sucumbida pelo grito feroz do aviltante poder manipulador!!!!! 
Hoje, nesse mea culpa, quero dizer, que farei a minha parte... começarei reconhecendo o meu erro... e seguirei tentando mostrar aos outros, que um mundo melhor, mais justo, mais seguro, mais NATURAL, só depende de nós!!!!!

4 comentários:

  1. Somos todos responsáveis por este caos em que vivemos!
    Primeiro vem o silêncio da ignorância, depois vem à complacência que nos cala por acreditarmos que não é nossa responsabilidade. E eis que a omissão consciente se instala e dizemos que nada mais pode ser feito.
    Isto acontece em relação ao meio ambiente, questões sociais, ao esforço individual em perpetuar o melhor de cada um de nós.
    Somos indolentes nas questões que requerem esforços conjuntos. Somos portadores de uma imbecilidade egoísta que destrói o hoje, esquecendo do amanhã que viveremos ou que deixaremos para futuras gerações.
    Qualquer que seja a ação concreta será bem vinda e deve ser estimulada por todos para que tenhamos uma Mangaratiba do Amanhã, uma Mangaratiba que se ama e que se respeita, não necessitando que alguém diga que a ama por nós.

    ResponderExcluir
  2. Então, Leila, nos aguarde... Estaremos realzando um grande evento para começarmos a reparar o nosso erro!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  3. SOU PROFESSOR E ULTIMAMENTE TENHO REFLETIDO MUITO À RESPEITO DA MINHA IMPORTÂNCIA COMO PROFISSIONAL EM FORMAR CIDADÃOS COMPROMETIDOS EM CUIDAR DO PLANETA.FORMAR UM CIDADÃO QUE SE SINTA RESPONSÁVEL PELO SEU MEIO AMBIENTE,NÃO PODEMOS NOS PRENDER EM FAZER CAMPANHAS PREOCUPADAS EM CUIDAR DO PLANETA PARA AS GERAÇÕES FUTURAS MAS SIM, CUIDAR DAS GERAÇÕES ATUAIS PARA QUE TENHAM ESSA RESPONSABILIDADE DE QUE SÃO RESPONSÁVEIS SIM, MESMO COM POUCA IDADE,POR TUDO AQUILO QUE ESTÁ AO SEU REDOR.DEPOIS DE UMA AUDIÊNCIA QUE PRESENCIEI, SAÍ COM ESSA CERTEZA, NÃO PODEMOS FICAR PARADOS E DEIXAR QUE TUDO SE ACABE DE BRAÇOS CRUZADOS. SE CADA UM FIZER A SUA PARTE,PODEREMOS, COM O APOIO DOS NOSSOS JOVENS,COMEÇAR SALVANDO MANGARATIBA.

    ResponderExcluir
  4. Precisamos mesmo fazer a nossa parte...se eu puder ajudar em ações em prol dessa causa, contem comigo.Vamos colocar nossos jovens para fazer coleta e reciclagem, vejo que é a melhor forma de começar a conscientizar os pequeninos.

    ResponderExcluir